Skip to content Skip to footer

SUAS CRENÇAS TORNAM A SUA VIDA EXTRAORDINÁRIA

Quais são suas crenças? Sabia que elas podem determinar os seus resultados?

Temos estudado nos últimos domingos sobre a mente. Recomendo que você veja no Youtube as últimas mensagens, caso não tenha vindo e também caso queira reforçar os ensinamentos transmitidos ali.

Você sabia que está salvo?

Se não sabia, fique sabendo que se você aceitou Jesus Cristo como Senhor de sua vida, você está salvo.

Se você ainda não aceitou aceite-o agora! Jesus pagou toda a divida que possa me separar do amor do Pai.

Agora saiba que a salvação não me faz usufruir do reino de Deus na terra, é a mudança de mente que faz isso.

A salvação me garante a vida eterna. Sem a renovação da mente você não experimentará os céus na terra, talvez você não usufrua da paz e da prosperidade prometidas aos cidadãos do Reino.

Como já vimos anteriormente, no Reino de Deus não falta nada e se temos falta de algo é por que não mudamos nossa mente e não acessamos o Reino.

Aprendemos na Bíblia, no Velho testamento, princípios que nos pareciam obrigações, como as leis da circuncisão, lei do descanso semanal, lei das restrições alimentares, lei do cultivo da terra entre outras, mas que na verdade quando analisamos hoje as motivações destas leis, entendemos que elas eram bênçãos e não restrições.

Essas leis preservavam o povo de doenças, preservavam a terra de infertilidade, etc.

Como Deus é bom! Paulo dizia, todas as coisas me são lícitas mas nem todas me convém, e isso é exemplo de mudança de mente.

Talvez você não tenha experimentado resultados positivos em algumas áreas de sua vida por que ainda não mudou sua mentalidade.

Hoje iremos falar sobre crenças, falar sobre coisas que cremos mas que não são verdadeiras.

Certa vez eu conversava com um apóstolo que me dizia que podemos ter uma vida comum (ordinária) ou uma vida extraordinária, assim como os profetas e os apóstolos tiveram.

Jesus nos disse que sairia e que faríamos sinais maiores dos que o que Ele fez. Ele espera que tenhamos uma vida extraordinária.

Sistema de crenças: “É o acúmulo de crenças, adquirido muitas vezes inconscientemente e de forma não intencional, através de informações que recebemos, observação de coisas que vimos, exposição a fatos diretos e indiretos, e experiências que tivemos.”

Crenças são formadas em nossa mente a partir de informações, observações e experiências que vivenciamos. A bíblia chama isso de fortalezas.

Vejamos um exemplo.

Se ensinamos desde cedo a nossos filhos que o sexo fora do casamento é errado, fundamentamos essa afirmação na palavra de Deus e apresentamos exemplos de problemas decorrentes da não observação deste princípio, quando nossos filhos crescerem eles não terão problemas quando forem confrontados pelos padrões do mundo pois sua crença está nos princípios recebidos desde a sua infância.

Infelizmente porém muitas vezes nossos sistemas de crenças não estão fundamentados na palavra de Deus mas sim na TV, na sociedade nas redes sociais, na mídia de um modo geral e estas fortalezas criadas em nossas mentes serão derrubadas hoje.

Esteja disposto a isso!

Na infância por exemplo cantamos muitas vezes canções do tipo boi, boi, boi, boi da cara preta pega essa criança…

Na adolescência nossos filhos conhecem os heróis dos filmes desenhos, quadrinhos e esses heróis acabam substituindo e subtraindo o direito dos pais de serem heróis para seus filhos.

E na juventude chegam as experiências que muitas vezes podem incluir sexo, drogas e outras experiências que formarão um sistema de crenças que definirá como será a vida adulta desse jovem, como será o seu casamento, a sua família, sua carreira, etc.

E então já na vida adulta esse sistema de crenças distorcido, produzirá as crises existenciais, no casamento, na carreira, na família e essas crises muitas vezes podem levar a depressão, ao suicídio e a um padrão de comportamento que será replicado por nossos filhos num círculo vicioso.

Faz sentido pra você?

Esses sistemas cairão hoje e seremos curados. Aprenderemos a justiça do Reino pois Jesus já entregou tudo, um Reino dentro de você e o Espirito Santo que é seu ajudador e consolador.

Sabemos que, geralmente, os homens formam seus sistemas de crenças muito mais por imagens e que as mulheres formam seus sistemas de crenças por aquilo que ouvem e esses sistemas geram uma força invisível que nos fazem agir como se estivéssemos em modo “Piloto Automático”.

Como seres naturais agimos muitas vezes de modo instintivo mas como seres espirituais agimos pelo espirito.

Em nossas vidas temos algumas vezes que agir naturalmente mas quando nossas decisões envolvem algo que possa influenciar nosso sistema de crenças temos que agir como homens espirituais.

Muitas vezes avaliamos as pessoas pelo seu comportamento, mas temos que olhar com o olhar do Senhor, com o olhar de seres espirituais.

Se analisarmos a história do apóstolo Paulo perceberemos que se ele fosse julgado pelos apóstolos somente baseado em seu comportamento inicial de perseguidor da igreja, ele jamais teria realizado a obra que realizou de pregar o evangelho para a Ásia menor e Europa alcançando por sua influência no século primeiro da era Cristã, milhões de pessoas.

As vezes criamos imagens em nossa mente de pessoas sem conhece-las, rotulando-as baseado nessas imagens que formulamos, por exemplo a senhora da Assembleia de Deus, o jovem Testemunha de Jeová, os políticos, etc.

Somente para citarmos alguns casos.

Ao estabelecer mentalmente esses pré-conceitos sem conhecer as pessoas a fundo, já estabelecemos sentimentos com relação a elas e agimos com elas baseados nesses sentimentos.

Sabe as lutas que você tem contra a pornografia, a mentira, a comparação, a procrastinação e muitas outras, talvez você não as tenha vencido ainda pois você pode estar lutando contra os comportamentos e não contra os pensamentos que geram estes comportamentos.

Faça uma auto análise e reflita.

Agora passaremos a uma fase onde leremos uma série de textos bíblicos que falam sobre mudança de pensamentos:

Pv. 23:7 – Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele…

1 Cor. 11:28 -Examine-se, pois, o homem a si mesmo…

Jr. 17: 9 – O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa…

Jr. 17:10 – Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.

Mt. 12:34 – Pois a boca fala do que está cheio o coração.

Pv. 16:3 – Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.

Sl. 139: 23-24 – Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.

Mc. 7: 20-23 – E dizia: O que sai do homem, isso é que contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.

Pv. 4:23 – Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.

Rm 12:2 – E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Fp. 4:8 – Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Hb. 4:12 – Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Pv. 21:2 – Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações.

Sl. 139: 1-2 – Senhor, tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.

Mt. 6:25 – Por isso, vos digo: não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?

1 Pe. 1:13 – Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo.

Is. 55:7 – Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.

Ef. 3: 20-12 – Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

Jo 15:26 – Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.

Mt. 6:7 – E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos.

O Espirito de Senhor está aqui e temos de escolher agora que tipo de pensamentos queremos ter, que tipo de sucesso quero ter em cada área da minha vida. A bíblia nos conta que quando o povo estava no deserto, perto de entrar em Canaã, Moises enviou 12 espiões para fazerem o reconhecimento da terra que Deus prometeu a eles.

Desses 12 espiões, 10 deles voltaram dizendo que a terra que Deus havia prometido era morada de gigantes e que eles eram como gafanhotos.

2 deles, Josué e Caleb, voltaram dizendo que todos deviam avançar e tomar a terra pois

Deus estaria com eles e Ele cumpriria a sua promessa.

Muitas vezes diante dos gigantes que se apresentam em nossa vida, nos sentimos como gafanhotos.

Mas independente do tamanho dos gigantes, foi Deus quem prometeu a terra de Canaã e Ele quer te abençoar.

Não ouça os 10 espias e nem o povo a seus redor.

As vezes as pessoas ao seu redor podem te dizer que essa história de Reino, de céu na terra não funciona, mas não dê ouvidos.

Ouça a Josué e Caleb e lembre-se das promessas de Deus, creia que Ele cumprirá o que prometeu e não se conforme com o mundo e nem com a voz da maioria.

Hoje é dia de renovação. O coração dos pais se converterá aos filhos e o dos filhos aos pais.

O avivamento já chegou e está aqui.

Milhões de pessoas esperam por pessoas como você.

Não negue o seu ministério.

Amém.

Reflexão e consolidação de aprendizados. Responda:

  1. Como você avalia o seus sistema de crenças? Ele está baseado na verdade da palavra de Deus ou na influência do mundo?
  2. Como podemos mudar nossa mente?

Criando a cultura – aplicação prática:

  1. Quais os passos podemos dar em relação a mudança? Compartilhe exemplos.
  2. Quais os benefícios você colherá dessa mudança?
  3. Quem poderia te ajudar a conseguir isso?

Oração:

Apresente seus aprendizados e agradeça a Deus pelas verdades que tem te libertado e te ajudado a ver as coisas com a perspectiva Dele, e peça que o ajude com sabedoria, coragem e fé para continuar humilde e aberto para passar por todas as mudanças que o levarão a se parecer com Jesus e assim representar Sua justiça nessa terra.

Conclusão:

Quebre as fortalezas formadas pelo seu sistema de crenças baseado na influência do mundo, através do conhecimento da palavra de Deus. Tenha uma vida extraordinária só depende de você dar o passo em relação a renovação de sua mente.

Uma mensagem de 25/11/2019.
ASSISTA NO YOUTUBE

Leave a comment

0.0/5