Comece o ano com ousadia - Chutzpah

Deus já colocou esta força em você, basta você acreditar.

Clique na imagem acima e assista pelo Youtube essa palavra ministrada.


“Ele coloca o órfão em família”.


Nossa geração tem procurado artifícios como drogas, vícios em jogos, em pornografia, antidepressivos, tudo isso para fugir da realidade mas a cura destes problemas está dentro de nós e de nossos relacionamentos familiares.


Iremos abordar esse assunto mais a fundo em uma próxima oportunidade.


Como já contei algumas vezes, há algum tempo tive que fazer uma cirurgia simples no joelho e no pós operatório tive uma infecção e os médicos não sabiam como contê-la, chegando ao ponto de me dizerem que eles iriam tratar de manter-me vivo pois a perna eu perderia.


Recebi então uma ligação de um pastor que me disse que eu seria curado por um médico.


Em seguida, tentei ligar para uma médica infectologista famosa aqui em Ribeirão Preto e sua secretária me disse que ela só poderia me atender em 2 meses e neste tempo certamente eu perderia a perna ou a vida.


Passado algum tempo, voltei a ligar e quem atendeu foi a médica.


Contei meu caso para ela e ela me disse para ir imediatamente ao consultório pois ela já sabia qual era a bactéria que estava atacando meu organismo e como curá-la.


Em pouco tempo após iniciar o tratamento eu já me sentia melhor e com o passar do tempo de tratamento, eu fui curado totalmente.


Mas durante o tempo em que estive com essa infecção, eu sentia muita dor, uma dor intensa, mas tive que aprender a conviver com essa dor e me tornei mais resistente a dor.


No período em que estive doente, não deixei de vir a igreja em nenhum momento, preguei, ainda que sentado em um banco, realizamos uma conferência aqui no Just e participei de uma feira em São Paulo.


Talvez 2019 tenha sido um ano de dor. O quanto você tolera a dor?


Quantas vezes deixamos de fazer coisas por causa da dor?


Quero que em 2020 você seja mais resistente a dor para que você seja mais forte, e possa estimular outros a serem mais fortes também.


Vamos fazer um exercício mental. Imagine que você está em um belo iate, desfrutando de algum tempo no mar, gozando de momentos de lazer com muito conforto, comida excelente e com a companhia que você escolheu.


Após alguns dias você avista uma ilha paradisíaca com praias lindíssimas. Imagine que você pega um jet-ski e vai até a praia nesta ilha com areias brancas e águas cristalinas. Você caminha algum tempo pela areia e se depara com uma floresta exuberante, com matas que parecem intransponíveis.


Ao se aproximar desta floresta, você começa a ouvir sons de animais selvagens que você não consegue distinguir direito quais sejam e de repente você encontra uma placa.


Imagine agora o que está escrito nesta placa!


Proibida a entrada, não ultrapasse, perigo, siga em frente, paraíso a 1 quilometro...


De 80% a 90% das pessoas imaginam frases negativas para a placa e de 20% a 10% das pessoas imaginam frases positivas.


Por que?


Por que nosso cérebro para nos proteger considera como ameaça aquilo que não conhecemos ou não dominamos.


2020 é essa floresta fechada.


Ela é uma ameaça ou uma oportunidade pra você?


Não tenha medo, o Espirito Santo te conduzirá nesta floresta.


Chegou um tempo que a igreja levantará pessoas que serão considerado transgressores pois tem crido e se posicionado pela fé sem temer nada.


Hoje o título da mensagem é Chutzpah uma palavra originaria do Yidish, que é um dialeto usado pelos judeus da Europa Oriental (Alemanha, Austria, Polonia, Russia e outros).


Mas o que temos a ver com os judeus?


A bíblia nos ensina que Israel é o povo de Deus e que em Jesus somos ramos enxertados na família de Israel, as benção abraamicas assim estão disponíveis a nós pois Deus disse a Abraão que nele todas as famílias da terra seriam abençoadas.


Mas voltemos a palavra Chutzpah. O que essa palavra quer dizer?


Chutzpah é autoconfiança sínica, audácia, ousadia tudo ao mesmo tempo.


Um exemplo poderia ser a pessoa que mata os pais e no julgamento pede clemencia por ser órfã, ou uma pessoa necessitada que vende caixinhas de fósforo no semáforo por dez centavos e encontra uma pessoa que todo dia compra uma caixinha de fósforo dela para ajuda-la mas nunca pega a caixinha.


Passado um ano essa pessoa informa a seu benfeitor que o preço da caixinha de fósforo passou de dez para quinze centavos. Essas pessoas tem Chutzpah.


O dicionário OXFORD da língua inglesa define Chutzpah como: comportamento ou atitude pessoas, que é rude ou chocante mas tão confiante qe as pessoas podem se sentir forçadas a admirar.


Alguns exemplos de pessoas que tem Chutzpah incluem: Elon Musk, Steve Jobs, entre outros.


Pessoas que tem Chutzpah são pessoas inquietas e o judeu de maneira geral é assim.


Muitas vezes temos anulado isso em nossa vida e por causa disso não atingimos certos objetivos. Por isso temos de resistir mais a dor e agir.


Em 2019 estudamos muito sobre mudança de mentalidade e para 2020 recebemos uma palavra de colocarmos as nossas mãos na massa, agirmos.


Filhos maduros se manifestam e o reino vem, filhos maduros são modelo para os outros.


Queira seu um filho maduro, leia muito, ore muito, se relacione com pessoas maduras e assim você também amadurecerá.


No passado aprendemos que recebíamos um passe do pastor e ficávamos esperando a volta de Jesus e isso não está na bíblia. Temos de manifestar o caráter de Cristo.


Judeus creem no Chutzpah e a não serem limitados por ameaças imaginárias.


Pense novamente na ilha e analise se as ameaças que você pensou são reais ou imaginárias, muitas vezes baseadas em tradições.


Vemos na história do Apóstolo Pedro como ele foi moldado.


Pedro era pescador, teve um encontro com Jesus, presenciou os milagres e sinais, andou sobre as águas, viu nosso senhor ser transfigurado no monte, iniciou a igreja após a ressurreição de Jesus, curou pessoas, e em determinado dia ele teve uma visão de um lençol que baixava a terra com animais impuros e uma voz do céu que lhe dizia: Mate e coma!


A essa voz Pedro respondeu que não o faria pois jamais havia comido algo impuro.


Isso ocorreu por três vezes até que a visão terminou e Pedro se deu conta de que estava agindo motivado somente por uma tradição sem levar em conta o que o Senhor esta lhe pedindo que fizesse.


Será que não estamos agindo assim quando Jesus nos diz vá e cure? Não retroceda!


Jesus nos dá abundância para que possamos investir no reino de Deus, o dinheiro não pode nos mover.


Pedro na ocasião não manifestou Chutzpah.


Chutzpah foi colocado dentro de nós. Jesus disse a seus discípulos para que não fossem tímidos.


Moisés mesmo se queixando de ter dificuldade para falar, libertou cerca de 3 milhões de pessoas dos domínios do império egípcio (algo como os Estados Unidos hoje) pessoas estas que eram consideradas um recurso do Estado.


Chutzpah tem que quebrar tradições em sua vida e te libertar.


Veja a história de Gideão em Juízes 6:11-16.


“Então o anjo do Senhor veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso. Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas. Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem”.


Então a mensagem para nós é clara, vai na tua força, na tua fé. Deus é contigo, 2020 será um ano de grandes vitórias em sua vida, massa será você quem conquistará estas coisas.


Depende de nós querermos experimentar aquilo que Deus quer para nós. 2020 será o ano mais marcante de sua vida, chegou o tempo de fazer, o Senhor é contigo. Acredite na Chutzpah, nesta força que Deus colocou em você.


Veja três características comuns das pessoas de sucesso:

1- Elas são pensadores;

2- Reinventam o jogo;

3- Fazem o que for preciso.


Portanto pense sempre. E se? E se os carros voassem? E se as viagens espaciais fossem para todos?


Reinvente a realidade não se prenda a tradições vazias e faça o que for preciso para chegar a seus objetivos.


Seja imparável.


Não retroceda e jamais desista. Amém.


Reflexão e consolidação de aprendizados. Responda:


Você pode compartilhar o que pensou em escrever naquela placa de nosso exercício mental?


Como você se vê diante do desconhecido?


Você sente que existe chutzpah dentro de você?


Como você crê que pode manifestar chutzpah em sua vida?


Criando a cultura - aplicação prática:


Quais os passos podemos dar em relação a mudança? Compartilhe exemplos.


Quais os benefícios você colherá dessa mudança?


Quem poderia te ajudar a conseguir isso?


Conclusão:


Deus nos criou e colocou dentro de nós a fé e a ousadia. Não sejamos tímidos mas sejamos exemplos de filhos maduros que manifestam o caráter de Cristo no mundo influenciando assim outras pessoas com atitudes e vida abundante. Que 2020 seja o ano onde nos disponhamos a agir ousadamente para fazer o Reino de Deus avançar, sem medo pois Ele está conosco.


Um Feliz Ano Novo!

0 visualização

© Copyright Just Church 2018